Biblioteca Purple Metrics: indicações de livros para a temporada de verão

Biblioteca Purple Metrics: indicações de livros para a temporada de verão

06/12/2024

Seja no transporte público, na beira da piscina ou no sofá de casa, aproveitar o recesso para uma leitura técnica ou uma nova narrativa é uma baita ideia – e aqui estão as nossas dicas

Durante o ano, a rotina de muita gente é tão corrida que muitas vezes não dá tempo de parar para ler livros continuamente. Mas o final do ano, seja na calmaria do recesso ou mesmo na busca de inspiração para a próxima temporada, é uma ótima época para renovar a lista de leituras e pegar indicações diferentes. Foi o que a Guta Tolmasquim, nossa CEO, fez recentemente no Linkedin, em um post cheio de referências bacanas

Além de dividir suas próprias leituras, a Guta também pediu dicas de livros para as próximas semanas. O resultado gerou tanto engajamento e tanta referência bacana que achamos que fazia sentido transformá-la num texto aqui no blog para ser consultado ao longo do ano. Ao todo, foram mais de 90 indicações diferentes, entre livros de marketing, negócios, tecnologia, desenvolvimento pessoal e, como não podia faltar, muita literatura para arejar a cabeça e soltar a criatividade. 

Nos próximos parágrafos, você confere essa lista, junto com o nome de quem fez a indicação e, caso a pessoa tenha deixado, uma explicação sobre o livro. Boa leitura! 

Marketing, Vendas e Negócios

  • Hospitalidade Irracional, Will Guidara (indicação do Saulo Roberto)

“Apesar de tratar do mundo dos restaurantes (sob uma ótica de gestão e não do cozinheiro artista, como é costumeiro) é uma excelente obra no que diz respeito ao atendimento de clientes, além de ser uma história muito interessante. Recomendo demais.”

“Esse eu já até recomendei em post, adorei e acho que todo profissional de marketing ou produto se beneficia de ler. Fala sobre as decisões de consumo que não seguem a lógica econômica clássica.”

Comunicação, Criatividade e Design

  • Five Stars: The Communication Secrets to Get from Good to Great, Carmine Gallo (indicação da Renata Castro)

“O livro traz exemplos reais de profissionais das mais diversas áreas que sabem usar o poder da comunicação para se conectar com as pessoas e se destacar profissionalmente. O contrário também. Uma pessoa excelente tecnicamente e com experiência de anos pode ficar estagnada sem a habilidade de transmitir as ideias de forma clara e sucinta para sua equipe ou qualquer tipo de público. Um dos capítulos finais fala sobre o poder da analogia para captar a atenção do público.”

  • Amplify Your Influence, René Rodriguez (do Henrique H.)

“Um guia super prático para melhorar a comunicação e influência, conta até mesmo com atividades super interessantes para exercitar esses tópicos.”

“Tenho gostado muito porque parece que estou tendo uma conversa de bar sobre design, vida prática e cotidiano. Com opiniões super não ‘linkedinsticas’, são pontos de vista embasados que sempre comento com as pessoas (e muitos ainda discordam).”

“Eu li metade, é o Tarantino dividindo as memórias dele. Muito legal, porque ler é quase como ouvir ele falando, o tom de voz é muito presente.”

Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Minimalismo Digital, Cal Newport (indicação do Tiago Sena)

“Encontrei em Minimalismo Digital uma proposta de uma filosofia de uso consciente e intencional da tecnologia. Cal Newport argumenta que, em um mundo repleto de distrações digitais, como redes sociais e smartphones, o excesso de estímulos tecnológicos compromete nossa capacidade de concentração e bem-estar. Ele sugere que devemos adotar uma abordagem de uso seletivo da tecnologia, focando apenas em ferramentas que realmente tragam valor às nossas vidas. Ele defende que, para recuperar o foco e reduzir a ansiedade associada à tecnologia, devemos restringir o uso digital e promover atividades que priorizem o contato humano, como hobbies e interações face a face.”

  • Os Inovadores – Uma Biografia da Revolução Digital, Walter Isaacson (da Suzana Coral)

“Estou fascinada em saber que mulheres e homens geniais sonharam com a Inteligência Artificial há 100 anos atrás”. 

“O autor, Rohit Bhargava, traz a ideia de como enxergar além do que tá todo mundo vendo e identificar tendências do mundo que de fato vão fazer a diferença. Ele ensina um método super prático pra organizar as ideias, conectar informações aparentemente aleatórias e prever o que vai bombar no futuro. É perfeito pra quem gosta de inovação e criatividade.”

“É um livro bem atual sobre aspectos que podem fazer pessoas lúcidas caírem no funil da falácia, se tornarem negacionistas e até mesmo gurus de teorias da conspiração. Ele também fala sobre qual papel as pessoas próximas podem fazer para tentar evitar que pessoas queridas entrem nesse funil, que mais se assemelha a um buraco negro!”

Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Espiritualidade

Literatura

Gostou deste conteúdo? Veja também:

Podcasts com a Guta Tolmasquim e time do Purple Metrics

Branding nos tempos do algoritmo. Não parece, mas essa é uma história de amor.