Os times de marketing, em meio à pressão cada vez maior para entregar resultados mensuráveis, muitas vezes cortam os investimentos que tem retorno difícil de medir ou cujo resultado não tenha conexão clara com o impacto do negócio. Isso faz com que os esforços de Branding sejam excluídos do planejamento. A Purple Metrics foi criada em 2021 para enfrentar esse desafio. Nossa ambição é trazer mais ciência para o marketing e colocar Branding em uma posição estratégica dentro das empresas.
O Purple começou como software de métricas de branding com base em pesquisa com consumidores, e que tinha como clientes marcas muito queridas como Daki, Cora, Mercado Bitcoin, Pampili, Sem Parar e outras. Os consumidores dessas marcas respondiam a uma pesquisa e o Purple entregava métricas recorrentes de percepção de marca.
Em 2023, recebemos um investimento pré-seed de US$ 1,2 milhão liderado pela Astella. Além disso, fomos selecionados para o programa Scale-Up Endeavor e listados entre as 100 Startups to Wach, segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Época Negócios, EloGroup e Innovc.
Em contato com o mercado, fomos encontrando pistas de que os gestores de marketing precisavam de algo que conectasse Branding aos resultados de negócio, um output diferente do que o produto de pesquisa entregava.
Para endereçar essa dor, criamos um novo produto, que embarca modelagem estatística proprietária e que entrega respostas sobre o impacto financeiro de branding usando ciência de dados. Chegamos em um produto com atribuição, analytics e planejamento de budget.
A gente precisou tomar uma decisão difícil de onde focar, pois somos uma startup early stage com uma equipe enxuta, não daríamos conta de fazer (e manter) dois produtos com excelência. Então, paramos as vendas e o desenvolvimento do produto de pesquisa para focar no produto de ciência de dados.
Como está o Purple Metrics hoje?
O Purple Metrics passa a ser um software de ciência de dados pra branding. O software funciona como um copiloto para gestores de marketing, atribuindo cada ação ao seu resultado de negócios, mostrando como e por quanto tempo as ações de branding impactam as conversões, trazendo dados ao planejamento de branding e apoiando na reorganização do budget da área com o objetivo de maximizar conversões.
O produto está em fase de Closed Beta, temos cinco marcas usando o software. São esses os clientes que nos ajudam a testar e evoluir o produto antes do lançamento para o mercado. Aliás, nosso obrigado para todos esses parceiros.
Até o lançamento do produto, ainda sem data definida, estamos com uma wishlist no site.
Se inscrevendo por lá, você recebe uma newsletter com informações e curiosidades do desenvolvimento do produto e passa a ser considerado para entrar no Closed Beta.
O que sua marca precisa ter para ser beta-tester do Purple Metrics
Criamos um checklist que ajuda a entender se a marca que você representa tem o perfil para ser um beta tester do Purple Metrics:
( ) Não é uma agência. Pode parecer chato, mas no momento estamos priorizando marcas pela agilidade de teste, iteração e coleta de feedbacks;
( ) Fica animado em ver um produto que está em fase de construção;
( ) Gosta de ver telas e pitacar sobre coisas que ainda estão em produção, como ver telas no Figma;
( ) Sabe que o produto pode (e provavelmente será) modificado no processo;
( ) Tem histórico de dados de pelo menos 1 ano de esforços diversos de marketing;
( ) Sabe que estamos construindo um produto pro mercado e não espera algo personalizado;
( ) Tem dificuldade em atribuir as ações de branding ao resultado;
( ) Sabe que esse novo produto não é mais sobre pesquisa de marca, é um software de ciência de dados pra branding.
Se você deu check em todos os itens, entre na wishlist, a gente quer que você use o produto.
Se você não cumpre com todos os requisitos, tudo bem, continue acompanhando a gente, o lançamento será em breve.
Nossas redes sociais e o blog são alimentados diariamente com conteúdos sobre marketing, branding, dados e métricas. Quinzenalmente, às terças-feiras, às 11h temos o Purple Pills, um webinar com temas relevantes para quem lidera times de marketing, branding e growth.